Home Construção e Reforma Dicas de construção Diferença de fissura e trinca de paredes e como tratar

Diferença de fissura e trinca de paredes e como tratar

Diferença de fissuras e trincas de paredes

Uma edificação com o passar do tempo sofre uma gradativa deterioração dos materiais que compõem a estrutura das paredes e pilares, isto é evidenciado pelo surgimento de microfissuras, fissuras e trincas. Desta forma saber classificar suas diferenças é fundamental para achar formas de solucionar eventuais problemas relacionados com estas patologias construtivas.

Existem fatores que auxiliam no aparecimento destes problemas e podemos classificar da seguinte forma:

  • Argamassa de assentamento de tijolos feita em traço incorreto;

  • Areia com contaminação ou imprópria para uso em construção;

  • Problemas estruturais;

  • Ausência de zonas de dilatação na estrutura;

  • Influência de épocas de verão muito intenso e ventos;

O que é fissura de paredes e como tratá-las

As fissuras de paredes tem sua classificação por meio da dimensão das patologias, inferiores a 0,5mm, este tipo de problema geralmente esta atrelada a problemas com traço da argamassa do reboco, materiais como areia com contaminação, alterações climáticas, entre outros fatores.

Fissuras de parede

O tratamento deste tipo de patologia, deve ser efetuada por um profissional qualificado e que tenha pelo menos algum treinamento na área, desta forma para a completa correção algumas medidas devem ser tomadas para tratá-las, tais como:

  • Aplicação de fita de poliéster, para uso neste tipo de reparo, a colocação da fita permitirá que a superfície possa dilatar sem que novas fissuras surjam;

  • Utilização de massa acrílica para regularizar a superfície e esconder a fita;

  • Pintura com tinta no mesmo tom da parede;

O que é trinca e rachadura e como tratá-las

No caso de trinca e rachadura sua patologia tem origem diretamente relacionado com problemas estruturais geralmente graves, devido principalmente por fundações mau calculadas, tipo de fundação para o solo incorretas, calculo estrutural errado e dimensionamento errado da ferragem. Nestes casos a única solução é a contratação de um engenheiro civil, para realizar a avaliação da estrutura e que métodos podem ser aplicado para poder corrigir o problema.

Uma das características que diferencia as trincas das fissuras em paredes, são dimensões superiores a 0,5mm, em alguns casos o tratamento realizado será semelhante ao da fissura, desde que haja uma verificação por um profissional qualificado como um engenheiro, indicado as causas das trincas e soluções.

As rachaduras tem características que diferenciam das demais, pois a dimensão da patologia na parede é superior a 1mm, sendo que alguns casos pode abrir fendas de um lado ao outro da parede, é o caso mais grave de falha estrutural, sendo necessário a contratação de um engenheiro civil para diagnosticar a falha e encontrar soluções. Agora para correção de rachaduras o processo exige uma análise mais profunda dos problemas estruturais que não são visíveis, mas geralmente a técnica aplicada é a utilização de grampos de ferro para união da estrutura e reforço estrutural.

Considerações

A contratação de um profissional qualificado determinará qual o melhor tipo de tratamento, sendo as dicas acima, algumas soluções para o problema, o que não tira a necessidade da análise de um engenheiro civil para determinar o processo de reparo, o artigo é baseado em uma das melhores empresas de impermeabilização a Vedacit. Abaixo está um vídeo de como corrigir fissuras e trincas em paredes de alvenaria e gesso.

ARTIGOS RELACIONADOS

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário